domingo, 13 de dezembro de 2009

A COP 15

Desde semana passada, 192 países discutem o futuro do Planeta Terra na 15ª Conferência sobre o clima da ONU, na cidade de Copenhagen, a chamada COP 15.

É importante dizer que os maiores responsáveis pelo aquecimento global e emissão do gás carbono são os países mais ricos, e também, mais recentemente, a China.

Em especial, os Estados Unidos e a China assumem papel preponderante na discussão. É urgente que os líderes desses países executem programas de redução aos impactos ambientais. Não se pode pensar apenas no desenvolviemento econômico dos países, mas é necessário a junção entre desenvolvimento e sustentabilidade, que significa, utilizar os meios naturais disponíveis atualmente, mas sem comprometer o futuro.

A educação e a ação imediata são fundamentais para mudar o pensamento reinante. Quanto que vemos diarimente, pequenas atitudes que afetam a vida coletiva. Quando o indivíduo está jogando papel no chão, escovando os dentes com torneira aberta, utilizando sacolas plásticas discriminadamente, ele está contribuindo com a degradação ambiental, e ajudando a por em risco o futuro do Planeta.

Espera-se que as discussões da COP 15 levem os líderes mundiais a repensarem a atitude desenvolvimentista e agir mais corretamente em relação ao meio ambiente. Incentive ações micro, como conscientização ambiental das crianças, através da escola. Sabe-se que crianças são transmissores de informação aos adultos, e quando atingirem idade adulta, estarão educacadas para a questão ambiental. E, que os países assumam compromissos com a dimnuição do efeito estufa e da emissão de gás carbônico.

Vamos todos colaborar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário