quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A qualidade do Ensino, um esforço coletivo...

Um dos assuntos mais comentados nos meios educacionais no Brasil é a inserção da qualidade na educação.



Desde o governo do ex- presidente Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) o número de crianças e jovens em idade escolar aumentou consideravelmente, isto é, a necessidade de levar as pessoas para as escolas foi alcançada com sucesso.


No entanto, a qualidade passou a ser o grande objetivo da educação brasileira. Alguns dados recentes mostram uma pequena melhora da educação como um todo, mas ainda, o Brasil está muito atrasado em relação a muitos países, quando se analisa a qualidade do ensino.


O que se percebe, é que existe um esforço das organizações públicas, ONGs e entidades privadas buscando uma melhora da qualidade educacional. E, para pensarmos em futuro, temos que valorizar cada ação que seja voltada para a melhora da educação.


Não é possível relegarmos a segundo plano as discussões sobre o ensino. Nas últimas eleições, principalmente, em nível federal, deixou-se a questão em aberto, pois pouco foi falado sobre educação na campanha presidencial.


É necessário todos entendermos que uma boa educação faz melhorar uma série de situações, auxiliando outras áreas, que foram bastante comentadas pelos candidatos, como é o caso da saúde. Por exemplo, se as pessoas tiverem mais informações sobre como se prevenir de doenças, diminuirão os problemas na área da saúde. E as informações serão muito mais fáceis de serem adquiridas a partir do momento em que as pessoas forem mais instruídas.


Por isso, o esforço coletivo de toda a sociedade é imprescindível para que a educação brasileira alcance a excelência. E, sem dúvida, passaremos a ter um país de primeiro mundo, em que os brasileiros dependam cada vez menos de programas governamentais e assistencialistas, e que sejam capazes de agir como cidadãos plenos, sem manipulação de quem quer seja.


Viva a educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário